Experiência de criação de página de Internet para divulgar informes sobre a Regulação Ambulatorial, Protocolos de Atendimento e oferta de vagas do Município de Guarulhos
Resumo
A partir da
necessidade de organização e sistematização das inúmeras informações
transmitidas periodicamente pela Central de Regulação Ambulatorial (CRA) de
Guarulhos às equipes das unidades de saúde foi desenvolvida uma página na
Internet em 2011 para que os Atendentes SUS, Gestores e demais profissionais pudessem
ter rápido acesso a estes dados.
A implantação desta
ferramenta agilizou a forma de divulgação de informes da CRA, permitiu
interação entre as equipes de saúde, otimizando o trabalho dos Atendentes SUS e
objetivando a redução de filas de espera por cadastramento ou agendamentos
incorretos para os pacientes.
Palavras-chave: Regulação,
tecnologia, organização do trabalho
Introdução
As
Unidades Básicas de Saúde são responsáveis pelo encaminhamento e agendamento de
todos os exames e consultas com especialistas solicitados para os pacientes
residentes em seus territórios e, pela dimensão territorial, número de serviços
executantes de média e alta complexidade e as constantes alterações das
referências de atendimento especializado é necessária a sistematização e
divulgação de grande volume de informação pela Central de Regulação
Ambulatorial a todos os serviços do município.
Até
o ano de 2011, a Gerência do Complexo Regulador de Guarulhos encaminhava por
email os informes de criação e alteração de agendas dos profissionais dos
ambulatórios de especialidades de referência para o município, alterações de
equipes, protocolos e fluxogramas de encaminhamento. Estes informes gerados
individualmente eram recebidos pelas unidades de saúde quase diariamente e
precisavam ser direcionados aos Atendentes SUS para que pudessem modificar ou
aprimorar o agendamento ou a solicitação de vaga para o regulador de forma
satisfatória. Com o tempo, os profissionais precisavam organizar estas
mensagens em pastas físicas e/ou digitais e sua consulta demandava tempo
folheando grande número de páginas, prolongando o tempo atendimento ao usuário
em caso de alguma dúvida. Também deve considerar-se a possibilidade de falha no
recebimento das mensagens pela unidade por diversos motivos ou desorganização
destas unidades ao trabalhar com estas informações.
Objetivos
Disponibilizar
as informações prestadas pela Central de Regulação de forma sistematizada, com
alcance a todos os profissionais responsáveis pelo agendamento de consultas e
procedimentos das unidades de saúde em todo o município.
Criar
e manter um banco de dados em plataforma digital com as informes produzidas
pela CRA.
Possibilitar
pesquisa rápida dos fluxos e protocolos de agendamento do município pelos
recepcionistas e acompanhamento de suas atualizações e alterações.
Reduzir
o tempo de espera do paciente por atendimento na recepção e dos agendamentos
incorretos ou inclusão de informações incompletas nas solicitações de vagas
reguladas inseridas no sistema SISREG.
Divulgação
pelas unidades prestadoras de serviços oferecidos, suas especificidades, horário
de funcionamento e outras informações necessárias aos munícipes.
Metodologia
A
página da Internet teve primeira versão publicada em 24/08/2011, disponível no
endereço (https://sites.google.com/site/regulacaoguarulhos/), com acesso
irrestrito a seu conteúdo, contendo os textos dos emails encaminhados pela CRA desde
2010 publicados em formato de postagem.
Para
organização de conteúdo, a página principal foi dividida:
·
Menu lateral com link de acesso a todas as páginas e publicações
dividido em seções. A seção de informes recentes no menu tem as publicações
classificadas por ordem alfabética de especialidade e serviço para reduzir o
tempo de busca pela informação;
·
Quadro com cronograma de visualização de vagas abertas de
primeira vez e retorno no sistema SISREG;
·
Informações recentes: postagens classificados na tela principal por
data, do mais recente para o mais antigo, de alteração de agendas, saída de
profissionais das unidades prestadoras, alterações de equipes, fluxogramas de
atendimento dos serviços e especialidades;
·
Formulários: informativo sobre formulários existentes na rede e
forma de preenchimento;
·
Tabelas com códigos de procedimentos SIA-SUS para preenchimento
dos formulários;
·
Informes diversos;
·
Documentos disponíveis para download: Protocolo Municipal de
Regulação e portarias de regulamentação de programas ou fluxos;
·
Lista de procedimentos regulados;
·
Preparos de exames inseridos pelas unidades prestadoras no
SISREG;
·
Cadastro de unidades com endereço, telefones, emails, equipe de
recepção, mapa e relação de linhas de transporte coletivo para chegar à
unidade.
Para
sua hospedagem, foi escolhida a plataforma Google, gratuita, além da escolha de
layout simples para otimizar sua
navegação visto que a rede de Internet das unidades de saúde é lenta e
frequentes interrupções de serviço.
A inclusão de novos informes ou suas
atualizações eram realizadas ainda com a publicação dos textos encaminhados
pela CRA por email à unidades de saúde ou solicitação de atualização pelas
unidades prestadoras.
Resultados
A página, realizada por
iniciativa de profissional de unidade de saúde, foi divulgada inicialmente em
reunião com Atendentes SUS da Região III e depois, pautada pelo Departamento de
Regulação para apresentação para todo município em reunião com Atendentes SUS
de janeiro de 2012.
Em 2013 o Departamento de Informática e Telecomunicações
da Prefeitura de Guarulhos desenvolveu plataforma própria para hospedagem e
atualização da página da Regulação. A página foi publicada em outro endereço
(http://regulacao.guarulhos.sp.gov.br), passou a ter acesso restrito por login
e senha e a ser atualizada pela própria equipe do Complexo Regulador.
Conclusão
O
desenvolvimento de ferramentas e tecnologias possibilita a articulação entre
serviços de saúde visando o aprimoramento dos processos de trabalho. Destacamos
que a ferramenta descrita neste trabalho mostrou-se eficiente em seus
objetivos, sendo aprimorada e disponível até o presente.
Referências bibliográficas
RIBEIRO, ECO; MOTTA, JIJ.Educação permanente como estratégia na reorganização dos serviços de saúde. Divulgaçãoem Saúde para Debate, Rio de Janeiro, n. 12, p. 39-44, jul. 1996.
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