Brás e Mooca em desenvolvimento há 440 anos

O bairro do Brás está localizado junto ao centro de São Paulo e tornou-se a "locomotiva" para a industrialização da cidade

No início do século XX, o bairro concentrava cerca de 70% da força de trabalho do setor têxtil, que ainda hoje é sua base econômica, instalada nas cercanias do Largo da Concórdia. A construção da Radial Leste em 1957 separou o bairro em duas regiões: Brás (região ao norte da avenida) e Mooca (região ao sul da avenida). A implantação de duas estações metroviárias (Brás e Bresser) e três estações ferroviárias (Brás, Roosevelt e Mooca) contribuiu para a expansão das alternativas de transporte da região juntamente com as linhas de ônibus que trafegam pela Radial Leste em sentido ao centro e a outros bairros da Zona Leste. Aliás, este corredor sempre sofre com constantes congestionamentos nos horários de pico por ser a principal alternativa de ligação com o Centro, sendo descrito como o principal problema pelos moradores e motoristas.

Até hoje, a região mantém seu patrimônio arquitetônico que é preservado principalmente por empresas instaladas na região. A própria Universidade Anhembi Morumbi, instalada no antigo prédio da Alpargatas, é um exemplo da preservação arquitetônica e das iniciativas de ampliação das fontes de lazer: a construção de salas de cinema e teatro e a formação de parcerias com museus para que a população tenha uma programação de exposições permanentes.

A infra-estrutura do bairro é mostrada pela prefeitura e subprefeitura através de números: no setor da Saúde, a região conta com nove estabelecimentos de casas de saúde e clínicas médicas, sete hospitais públicos e particulares.

Pela Educação, a região possui três escolas de ensinos Fundamental e Médio, uma de Ensino Técnico e duas Universidades. Pela Segurança, a região possui apenas três distritos policiais que não estão bem localizados. Quatro equipes comunitárias de policiais militares estão distribuídas pela região nas cercanias da Radial Leste e do centro comercial (Largo da Concórdia - Brás). A região também conta com uma unidade do Corpo de Bombeiros na Mooca. Segundo a subprefeitura, o Fórum Setorial Madeireiro, implantado no Brás, possui propostas de recuperação de calçadas, renovação de fachadas de prédios e um plano de segurança específico para a região.

No setor Social, a região é amparada por organizações voluntárias que beneficiam os moradores de rua e pessoas de baixa renda com abrigo, alimentação, vestuário e cursos. No setor cultural, a antiga Hospedaria do Imigrante foi transformada em Museu e preserva documentos históricos do bairro.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

“Os próprios japoneses não preservam a tradição”, afirma imigrante

Educação Permanente com Agentes de RH do Departamento da Região de Saúde III do Município de Guarulhos

Os Admiráveis